quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Facebook Home é bonito, mas os meus amigos não

                O Facebook anunciou há poucos dias o lançamento do Facebook Home, um launcher para Android que transforma o telemóvel num hub de Facebook substituindo totalmente a interface nativa do Android (as aplicações continuam iguais claro). A ideia é que desde o ecrã de bloqueio até ao ambiente de trabalho tudo é substituído por fotos, estados e pequenas fotos flutuantes que nos indicam quando alguém nos mandou uma mensagem no Facebook (chamadas Chat Heads). Deixamos de ter wallpaper e temos um “slide” de todas as fotos de comidas que os nossos amigos partilham no Facebook e o problema reside aqui.
                No lançamento do Facebook Home, Mark Zuckerberg, deu uma amostra do que era este novo produto, em que mostrava um telemóvel repleto de fotos lindas dos “amigos do Facebook” à beira-mar, a fazer paraquedismo, a mergulhar no oceano…bem, já dá para ter uma ideia, mas e se aquele fosse o meu telemóvel? Com os meus amigos do Facebook? Para já acho que nenhum dos meus amigos anda com um fotógrafo profissional atrás enquanto faz paraquedismo.


O meu feed está repleto de fotos tiradas com a camara frontal de 1.3 mega pixeis repletas de grão e com uma iluminação longe de algo profissional, não faltam também as fotos de animais de estimação e do sushi que comeram na noite anterior (culpado!). E se de repente estou a olhar o meu telemóvel com a minha avó ao lado e aparece uma foto daquela rapariga que não conhecemos de lado nenhum em mini-saia a mostrar aquele decote que nos fez clicar em “adicionar” sem pensar duas vezes? Pois é, a culpa não é dos nossos amigos (nem nossa, porque todos temos fotos que estão para uma sessão fotográfica profissional como a Lili Caneças está para beleza natural).



Acho que o Facebook teve uma boa ideia e estou disposto a experimentar, mas acho que não pensou nos casos reais e penso que vou desinstalar a app depois de ver a nova foto de perfil do meu amigo com uma máscara de palhaço a inundar o meu ambiente de trabalho do telemóvel.
Quem quiser experimentar, o Facebook Home vai estar disponível a partir de amanha (12 de Abril) para  o HTC One X, o HTC One X+, o Samsung Galaxy S III e o Samsung Galaxy Note II. Mais dispositivos brevemente

0 comentários:

Enviar um comentário