O que é o Root?
Nos tempos que passam, cada vez é mais a percentagem de pessoas com aparelhos Android, desde smartphones, home-cinema, tablets, etc. É um sistema operatívo que já está bem solidificado em todos os aspectos.
Android é um sistema operacional baseado em Linux para dispositivos móveis, mantido pela Google. Actualmente vai na sua versão 4.2.1, também conhecida por Jelly Bean.
Mas tudo isto tem uma história.
Quando o Android foi lançado, a venda de aplicações pelo Android Market (actualmente conhecido por Google Play) continha bastantes restrições, como por exemplo restrições geográficas, tal como acontece com vários vídeos no youtube.com. Quando o utilizador tentava fazer a instalação de alguma aplicação que não fosse gratuíta, em alguns países essa compra não se podia realizar e para contornar esta situação, instalava-se um aplicativo que fizesse com que fosse possível a instalação.
Mas para instalar este aplicativo interveniente, era necessário ter Root.
O que é então fazer o Root ao Android?
O Root é obter acesso aos privilégios de administrador sobre o sistema operativo Android. Como o Android é baseado em Linux, a situação é a mesma: o usuário de um smartphone Android com acesso root é como o usuário do Linux que sabe a senha de um administrador e pode executar diversos comandos que não poderiam ser executados com uma conta de convidado por exemplo. Esta comparação é análoga ao SO Windows.
Quem usa um Android sem acesso root (ou "rooteado"), fica privado poder realizar determinadas operações no sistema que precisariam de privilégios de administrador.
Vale a pena fazer root?
Na minha opinião e demais usuários, sim.
A não ser que seja o típico usuário, no caso dos telemóveis, que use o mesmo apenas para chamadas, mensagens e um pouco de web-browsing.
Mas for um usuário experiente que quer explorar todas as potencialidades do SO Android, como instalar ROMS, firmware, alterar a forma de como o sistema processa as frequências do processador e ter acesso a um vasto leque de programas especiais disponibilizados para Android, o Root é a melhor opção.
Como é que faço Root?
Brevemente, irei postar no blog, um tutorial de como fazer o Root ao seu dispositivo.
Convém no entanto saber, que para este acesso, o procedimento muda conforme o modelo do equipamento e o firmware que o mesmo tem instalado. Não há roots universais, cada um é feito á sua maneira, por isso deve-se sempre pesquisar qual a forma mais adequada ao nosso equipamento.
Espero ter ajudado em algumas dúvidas.
Caso ainda tenha um dúvida persistente, não existe em deixa-la nos comentários, que prontamente iremos analisar e responder.
0 comentários:
Enviar um comentário